sábado, 28 de fevereiro de 2015

Dúvidas sobre anticoncepcional



Vai começar a tomar anticoncepcional, mas está com algumas dúvidas? Vale ressaltar que é indispensável procurar seu médico de confiança para que ele indique as melhores opções para você. Confira as respostas.

1 – Qual a melhor pílula para mim?
“Muitos fatores devem ser avaliados antes de escolher o melhor método anticoncepcional, desde antecedentes pessoais, como hipertensão arterial, tabagismo, até fatores como cólicas, inchaço”. Por isso, cada pessoa deve recorrer ao ginecologista para escolher o anticoncepcional e não tomar por conta própria.

2 – Quando iniciar uma cartela de pílula pela primeira vez?
A pílula é uma medicação e como tal só deve ser tomada sob orientação médica. Em geral, iniciamos qualquer método na primeira fase do ciclo, quando a mulher menstrua, assim temos uma garantia que ela não está grávida
3 – A partir de que dia a pílula começa a fazer efeito?
Pode haver variação entre as diferentes pílulas. O ideal é manter outro método até o início da segunda cartela, como o preservativo. Assim, também se previne contra DST.
4 – Na pausa entre uma cartela e outra posso ter relações sem medo de engravidar?
Se estiver tomando a medicação corretamente está protegida na pausa.
5 – E se eu esquecer de tomar um dia?
As pílulas devem ser tomadas sempre no mesmo horário. Caso haja esquecimento, deve tomar a pílula mesmo assim, mas é preciso manter outro método como preservativo até inicio da próxima cartela. Sempre leia a bula atentamente antes de iniciar. Cada uma tem um esquema em caso de esquecimento.
6 – Quero atrasar ou adiantar minha menstruação; posso continuar a tomar a pílula sem parada?
Isso pode até acontecer em algumas situações, mas é preciso orientação médica.
7 – Esqueci de tomar a pílula, e agora? O que devo fazer?
O ideal é tomar sempre no mesmo horário. Caso esqueça, entre em contato com sua médica e leia a bula da sua medicação.
8 – Como funciona a pílula anticoncepcional?
A principal função é inibir a ovulação, mas elas também dificultam uma gravidez por alterarem: o endométrio (local de implantação dos embriões no útero); trompas, dificultando a movimentação destas e portanto a comunicação entre espermatozoide e óvulo; muco cervical, dificultando a entrada dos espermatozoides no útero.
9 – O anticoncepcional engorda mesmo ou isso é mito? Qual anticoncepcional não engorda?
Mito. Nenhum anticoncepcional engorda. O que pode ocorrer é alguns anticoncepcionais reterem mais líquido e com isso ocorre um inchaço. Mas dizer que engorda é mito. Já existe no mercado alguns anticoncepcionais com diuréticos em sua fórmula, o que diminui esse efeito colateral indesejado.
10 – Antibiótico corta o efeito do anticoncepcional. Mito ou verdade?
Verdade. Algumas classes de antibióticos diminuem a eficácia das pílulas anticoncepcionais. Mas não são todos. O seu médico saberá orientar corretamente quanto ao uso e interações entre eles.
11 – A pílula pode baixar a libido da mulher?
A queda da libido é um outro efeito colateral das pílulas anticoncepcionais. Mas também não é uma regra. Depende muito do tipo de anticoncepcional e da dosagem de hormônio que ele possui. Existem algumas mulheres que relatam até mesmo um aumento da libido com o uso de determinados anticoncepcionais.

Beijocas gente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate